/apresentação



Esse projeto partiu de um desejo coletivo de ocupar um espaço expositivo a partir de um deslocamento. Ao transportarmos a infraestrutura do Galpão da Pós-graduação da EBA/UFRJ e todas as suas aulas e atividades para o mezanino do Palácio Gustavo Capanema, assumimos um risco: ter um "deslocamento como obra" pressupõe abrirmos mão do previsível para apostarmos no acontecimento, no percurso. Tudo aqui deverá ser construção e exposição, simultaneamente. Em um deslocamento podemos perder coisas, deixá-las pelo caminho, e da mesma maneira, encontrar e construir novas. E esse risco não será o mesmo de quando vivemos uma experiência de criação?

Transpusemos o Galpão da Pós para o centro da cidade, para que os pensamentos em curso possam ser compartilhados e reelaborados a partir de uma troca mais ampla, e como uma alternativa para repensar e reposicionar práticas artísticas através da discussão (des)organizada coletivamente. Essa proposta está calcada na experimentação de processos disparados pela produção individual dos artistas, e do incentivo por parte dos professores de relacionar e articular o campo teórico com essa produção.

Tendo como ponto de partida o desejo de reverberação, o projeto DESLOCAMENTO F(R)ICÇÃO: GALPÃO CAPANEMA pretende ampliar e intensificar a experiência da arte, considerando o processo e seus rastros materiais tão importantes quanto a obra final. Aberto à participação do público, cada indivíduo evidencia seu processo, seja em contato com palestrantes convidados e professores, seja na experimentação da forma ou na busca intelectual de pesquisa de imagens, referências e conceitos. O desejo é transformar o Palácio Gustavo Capanema num espaço que revela seu funcionamento, trazendo à superfície muito daquilo que está na base da formação do artista: seu ateliê e seu pensamento.
^