/palestrantes



KARL ERIK SCHØLLHAMMER

Karl Erik Schøllhammer é doutor em semiótica pela Universidade de Aarhus, Dinamarca e professor associado e diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio.
É autor, co-autor e editor de vários livros, entre eles, em colaboração com professora Heidrun Krieger Olinto, Novas Epistemologias (2000), Literatura e Mídia (2002), Literatura e Cultura (2003), Literatura e Imagem (2005), Literatura e Memória (2006), Literatura e Critica (2009), Literatura e Realidade(s) (2010) e Henrik Ibsen no Brasil (2008), Knud Hamsun no Brasil (2011), Atrocity Exhibition (2011). Seus livros mais recentes de autoria integral são Além do visível - o olhar da literatura (2007) e Ficção brasileira contemporânea (2009).

Palestra: Sexta feira, 24 de agosto, 16h




PAULO NAZARETH

[em breve]
[artecontemporanealtda.blogspot.com.br]

Palestra: Sexta feira, 31 de agosto, 16h




VERA TERRA

Pianista e compositora, pesquisadora nas áreas de música e estética. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Estudiosa da obra teórica e musical de John Cage, integrou o concerto realizado pelo compositor no Rio, em 1985. Publicou diversos artigos em revistas de arte e o livro Acaso e aleatório na música: um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez (SP: EDUC/FAPESP, 2000). Foi co-curadora da exposição Begin anywhere: um século de John Cage, realizada em maio deste ano no MAM-RJ, em comemoração ao centenário de nascimento do compositor. Coordena o Laboratório de Encenação e Multimídia da Faculdade Angel Vianna.

Palestra: Sexta feira, 14 de setembro, 16h




PAULO CESAR DUQUE-ESTRADA

Pós-Doutorado: New School for Social Research;
Doutorado em filosofia: Boston College;
Mestrado em filosofia: PUC-Rio
Professor de filosofia contemporânea do Departamento de Filosofia da PUC-Rio.
Nos último anos, vem se dedicando a diversos aspectos relacionados ao pensamento da desconstrução de Jacques Derrida, tendo organizado três coletâneas de textos sobre este filósofo. Publicou vários artigos no campo do pensamento pós-fenomenológico, reunindo autores como Derrida, Heidegger, Gadamer e Levinas. É fundador e diretor do núcleo de estudos trans-autoral e trans-disciplinar sobre ética e desconstrução (NEED).

Palestra: Sexta feira, 21 de setembro, 16h

^