CEZAR BARTHOLOMEU
Professor Colaborador
Doutor, 2008, UFRJ
Artista plástico, atua prioritariamente no campo das imagens técnicas. Professor adjunto do curso de História da Arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de estética, teoria da imagem e teoria da arte, em particular as teorias e história da fotografia. Possui licenciatura em Educação Artística (História da Arte) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) com PDEE realizado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) - Paris, França. Tem experiência na área de artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, arte contemporânea, arte conceitual, crítica, teoria e história da arte.
FELIPE SCOVINO
Professor Permanente
Pós-doutor, 2010, UFRJ
É professor adjunto da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui pós-doutorado em Artes Visuais com área de concentração em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFRJ). Crítico de arte, possui experiência na área de artes visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: curadoria, arte contemporânea, produção artística brasileira das décadas de 1960 e 1970 e escritos de artistas.
LIVIA FLORES
Professora Permanente
Doutora, 2007, UFRJ
Professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Artista e pesquisadora, tem experiência na área de artes, com ênfase em Artes Visuais, com exposições individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, filme, instalações cinemáticas e intervenções urbanas.
MILTON MACHADO
Representante de linha
Ph.D, 2000, University of London
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2
Possui graduação em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (1985) e doutorado em Artes Visuais – Phd Fine Arts, Goldsmiths College University of London (2000). Atualmente é professor adjunto na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Departamento de História e Teoria da Arte, e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais PPGAV-EBA. Artista plástico e pesquisador, tem experiência na área de artes, com ênfase em Teoria, Filosofia e Prática de Artes, com diversas exposições individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior, diversos textos publicados em meios impressos e online, e comunicações em palestras e conferências.
PAULO VENANCIO
Professor Permanente
Doutor, 1998, UFRJ
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2
/acessar currículo lattes
Doutor, 1998, UFRJ
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2
/acessar currículo lattes
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte brasileira, crítica de arte, pintura e cultura brasileira.
SIMONE MICHELIN
Professora Permanente
Doutora, 2006, UFRJ
Artista e pesquisadora, incorpora novas tecnologias (TCI) na produção da obra de arte. Desenvolve o projeto Domínio Público – abrangendo Arte Eletrônica, Novas Tecnologias e a Produção do Espaço Público. Professora adjunta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Programa CAIIA-STAR – Center for Science, Technology and Art Research - University of Plymouth, UK, (1999/2000) sob a orientação de Roy Ascott; pesquisadora do Programa VIRTUOSE/MINC – BR, na Temple University, School of Communications and Theater e na Tyler School of Art - Sculpture Department (1998/1999) sob a orientação de Peter d'Agostino. Desenvolve sua investigação junto à Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, sistematicamente desde 1991. É representada pela galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro.
TADEU CAPISTRANO
Professor Permanente
Doutor, 2007, UERJ
É professor de Teoria da Imagem do Departamento de História da Arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). É doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção, com o apoio do CNPq e da Universidade de Columbia – Nova York, onde foi Visiting Scholar durante o ano de 2006. Realizou mestrado em Comunicação, Imagem e Informação, com o apoio da CAPES, na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também se bacharelou em Cinema e Audiovisual, após obter licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência na área de estudos da imagem, principalmente nos seguintes temas: artes visuais, estética, cinema e vídeo, indústria cultural, modernização da percepção, aparelhos ópticos, dispositivos de imersão e novas tecnologias da imagem.
CARLOS ZILIO
Pesquisador Associado
Pós-doutor, 1999, Harvard University
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1A
Possui bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado – Diplôme D’études Approfondies – pela Université de Paris 8 (1978) e doutorado – Doctorat de 3éme Cycle – em Artes Plásticas pela Université de Paris 8 (1980). Atualmente é pesquisador associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, membro do conselho da Fundação Iberê Camargo, consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de artes, com ênfase em Artes Visuais, e Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, arte brasileira, arte contemporânea e arte moderna.
GLÓRIA FERREIRA
Professora Colaboradora
Doutora, 1996, Panthéon-Sorbonne
Possui graduação pelo Institut d´Etudes du Développement Economique ESS – Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (1976), mestrado pelo Institut d´Art et d´Archéologie – Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (1990) e doutorado pelo Institut d´Art et d´Archéologie – Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (1996). É crítica de arte e curadora. Coorganizou as coletâneas Clement Greenberg e o debate crítico, 1997, e Escritos de artistas: anos 60 e 70, 2006. Organizou a coletânea Crítica de arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas, 2006, e Arte contemporáneo brasileño: documentos y críticas / Contemporary Brazilian Art: Documents and Critical Texts, 2009. Publicou o livro Entrefalas, 2011. Tem experiência na área de artes, com ênfase em Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, crítica de arte e fotografia. É colaboradora da revista Dasartes: Artes Visuais em Revista.